Conheça a importância do cacau para o Brasil

Conheça a importância do cacau para o Brasil
Conheça a importância do cacau para o Brasil
27 Mar, 2018

O país assume o posto de quinto maior produtor de cacau do planeta

O fruto que dá origem a um dos alimentos mais adorados pela população - o chocolate - tem sua data comemorada no dia 26 de março. Pensando nisso, a Alltech Crop Science separou alguns dados que mostram a importância do cacau para o país:

Panorama brasileiro

Atualmente, o Brasil assume o posto de quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo que 95% da produção nacional está concentrada na Bahia e no Pará. Outros estados como Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Minas Gerais são responsáveis pelos 5% restantes.

Falando em números, cerca de 90% do cacau brasileiro é exportado. Segundo a Organização Internacional do Cacau, foram produzidas 180 mil toneladas de amêndoa de cacau na safra de 2016/17 – representando 4% de toda a produção mundial.

A planta estimulante e tropical apresentou em janeiro de 2018 um novo preço de garantia por quilograma de amêndoa de cacau, chegando a R$7,24. De acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), este ano, o faturamento da lavoura de cacau deve aumentar 8% em relação ao ano passado.