5 pontos essenciais para a padronização da beterraba

5 pontos essenciais para a padronização da beterraba
5 pontos essenciais para a padronização da beterraba
06 Jun, 2018
Padronização da Beterraba

Nutrição balanceada proporciona melhores condições para as plantas atingirem o seu potencial produtivo

Para alcançar a qualidade e a padronização da beterraba procurada pelo mercado consumidor, o produtor precisa tomar alguns cuidados. Entre eles, está o manejo nutricional, essencial para que a planta consiga expressar todo seu potencial genético.

Confira a seguir cinco pontos aos quais o produtor precisa se atentar para uma beterraba com o tamanho e o sabor desejados:

1. Preparo do solo

A beterraba precisa de solo bem drenado, profundo, leve, bem destorroado, fértil e rico em matérias orgânicas para se desenvolver bem.

2. Correta disponibilidade de água

A cultura da beterraba é muito exigente com a disponibilidade de água em todo seu ciclo produtivo. Isso acontece pois a qualidade e a produtividade das raízes são influenciadas diretamente pelas condições de umidade do solo.

3. Boa densidade de semeadura

O cultivo da raiz dispensa produção de mudas e sua semeadura é feita pela distribuição direta nos canteiros, em linha contínua. Porém, é preciso dar atenção especial à profundidade do semeio, porque se for muito profundo (geralmente maior do que 2 centímetros), as plântulas podem não emergir. Já se for muito superficial, poderão ocorrer falhas na germinação.

4. Manejo nutricional

A nutrição balanceada do cultivo minimiza efeitos estressantes na planta, favorecendo seu desenvolvimento. Com isso a planta consegue evitar interferências de condições adversas, como o clima. O Boro é um dos principais elementos e participa da formação de tecidos novos, além de atuar em algumas atividades fisiológicas e auxiliar no balanceamento hormonal do vegetal.

5. Produtos à base de plantas e aminoácidos

Esses produtos devem ser aplicados ao longo do cultivo, principalmente no momento de formação da beterraba. Assim a planta terá um crescimento mais equilibrado e expressar melhor a sua produtividade e classificação de tamanho.

Conheça as soluções naturais da Alltech Crop Science para uma beterraba sem igual aqui.