3 práticas para superar adversidades na frutificação de citros

3 práticas para superar adversidades na frutificação de citros
3 práticas para superar adversidades na frutificação de citros
14 Mar, 2018

Manejo adequado dos citros auxilia a planta a evitar queda de frutos e, consequentemente, da produtividade

 

Você sabia que dificuldades na formação dos citros e até mesmo sua queda podem ser um reflexo das altas temperaturas ocorridas durante as estações mais quentes? Para amenizar os efeitos das adversidades climáticas é necessário seguir algumas práticas. Confira:

 

1 - Cuidar do manejo nutricional

Para chegar ao momento do florescimento com a planta equilibrada e com mais reservas, o uso de soluções à base de nutrientes e aminoácidos pode ser um grande aliado. Dessa forma, é possível amenizar as condições de estresse do vegetal para que o fruto tente suportar as adversidades.

 

2 - Redução do estresse fisiológico

Essas soluções também promovem um balanço hormonal adequado na planta, reduzindo o estresse fisiológico das plantas, assim gerando uma maior retenção de frutos. Na fase de frutificação, o destaque vai para a aplicação de nutrientes como o boro, cálcio, magnésio, zinco e cobre.

 

3 - Atenção ao enchimento

Com os cuidados anteriores, o citros terá capacidade de converter e acumular mais reservas - a consequência é um rendimento melhor de °Brix, beneficiando as frutas que serão destinadas para a indústria ou para o consumo in natura.

 

Após a formação do fruto, é preciso estar atento também ao seu enchimento, reforçando a ação do potássio, pois o nutriente participa do metabolismo das plantas nos processos de transporte dos carboidratos. Ou seja, a reserva que estava acumulada no ramo e nas folhas será direcionada para esse fruto, neste momento, favorecendo o seu enchimento.